segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oficina para Educadores 2


OFICINA: Movimentando o AprenderNavegando na leitura - A força do livro paradidático.
Orientadora: SILVIA CARLA NUNES

EMENTE: A oficina propõe uma forma de se trabalhar com o livro paradidático usando-o como gancho em outras disciplinas do currículo educacional. Contribuindo para que haja interesse nas aulas de leitura e fazendo com que sejam dinâmicas participativas e interessantes, proporcionando prazer na aprendizagem e na leitura.                      
OBJETIVO: Abordar a importância do livro paradidático. Analisar a forma de trabalho com livro paradidático na instituição educacional, ideia de atividade, e dicas de livros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
►O livro paradidático e sua importância.
►O livro paradidático na instituição educacional.
►Como trabalhar o livro paradidático.
►Sugestão de livro e a idade adequada.
►Atividade interdisciplinar junto ao livro paradidático.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, vídeo, discussão dirigida, aulas práticas e confecções de atividades.
AVALIAÇÃO:
Participação do aluno e planejamento de atividades do livro paradidático escolhido.

TEMPO DE DURAÇÃO:
2horas

BIBLIOGRAFIA:
BAMBERGER, Richard. Como Incentivar o Hábito de Leitura. São Paulo: África, 1995.
BRASIL, MEC. Valorização e Formação: em busca do saber. In: Revista do Professor. Brasília, MEC/SEF, nº25, out. 2003. p. 35.
CAMPOS, Dinah M. Sousa. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. De Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1985.
FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de Aprendizagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FREIRE, Paulo. A Importância Do Ato De Ler. Em três artigos que se completam, 46. ed. São Paulo: Cortez , 2005. (Coleção Questão da Nossa Época).
________ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)
KLEIMAN, Ängela. A concepção escolar da Leitura: oficina de leitura (teoria e prática) São Paulo: Pontes Editores, 1993.
_________ Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 1989.
MENEGOLLA, Maximiliano. Sua Majestade: o livro. In: Mundo Jovem. São Paulo: Abril, nº226, jul. 1991, p. 27.
RANGEL, Egon Oliveira, Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série. Ministério da Educação. 2000.
Revista Do GEEMPA Nº. 6 Ensinando Que Todos Aprendem . Porto Alegre,RS : Edelbra Indústria Gráfica : 1998. 82p.
SMITH, Frank. Leitura Significativa. Porto Alegre: Artes Médicas: 1999.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas: 1998.
TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZILBERMAN, Regina. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática (Série Fundamentos)1988.
Revista NOVA ESCOLA ,MACHADO, Ana Maria. A literatura deve dar prazer. São Paulo: Abril, 2001.






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