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sexta-feira, 4 de abril de 2014

AUTISMO

Historia do autismo O termo autismo tem origem grega: "autos" significa "de si mesmo". Atualmente, se aceita que o autismo é uma alteração cerebral correspondente a uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico, normalmente surge nos primeiros 3 anos de vida da criança e caracteriza-se por causar um grave prejuízo invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e uso da imaginação, aparecendo muito precocemente. Por não ter uma causa específica, é chamado de Síndrome (conjunto de sintomas) e, como qualquer síndrome o grau de comprometimento pode variar do mais severo ao mais brando. O autismo não pode ser detectado no nascimento e nem através de exames durante a gestação, não é uma doença contraída ou transmitida pelos pais, mas é uma síndrome manifestada desde tenra idade. SAIBA MAIS... Desviar o olhar: um dos sinais mais precoces de autismo visto pela ciência; estudo revela que induzir o parto pode aumentar risco de autismo; descoberta de sinais do autismo em bebês pode ajudar em desafio da medicina; estudo de Harvard relaciona a poluição ao maior risco de o bebê nascer com autismo;substância usada para controle da ansiedade reduz alguns sintomas do autismo; videogames aparecem como um novo método para trabalhar com crianças autistas; pesquisadores investigam técnica que pode reverter autismo ainda na gestação. As principais características que distinguem o autismo são: - Área das interações sociais: - Comportamento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social; - Fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento; - Ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.ex., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse); - Ausência de reciprocidade social ou emocional. - Área da linguagem, comunicação e imaginação: - Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica); - Em indivíduos com fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa; - Uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática; - Ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variado e espontâneo próprios do nível de desenvolvimento. - Área da flexibilidade comportamental: padrões limitados, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesse e atividades: - Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco; - Adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais; - Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (p.ex., agitar ou torcer mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo); - Preocupação persistente com partes de objetos. Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-intervencao-psicopedagogica-em-casos-de-autismo