O Lúdico precisa ser visto pelos professores como uma ferramenta
fundamental no desenvolvimento cognitivo e social. Devemos levar em conta o
brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança,
sendo assim, uma peça importantíssima na sua formação.
Os jogos precisam ser trabalhados também na sala de aula, não deixando
apenas para os momentos da educação física e o recreio.
Volpato (2002) coloca que o jogo deve ser visto como “possibilidade de
ser mediador de aprendizagens e propulsor de desenvolvimento no ensino formal”
(p. 87), mas quando “[...] a atividade se torna utilitária e se subordina como
meio a um fim, perde o atrativo e o caráter de jogo” (p. 87). A partir do
momento que a criança é obrigada a realizar um jogo, sem nenhum interesse ou
motivação, o jogo perde toda a sua característica e acaba tornando-se mais uma
atividade “chata” de sala de aula.
O lúdico precisa ser vinculado ao estudar para beneficiar a construção
do sujeito, por esse motivo vou passar algumas dicas de atividades:
1-
TABULEIRO
GRAMATICAL:
Objetivo: Fixar
conteúdo gramatical e ortográfico, regras, trabalho em grupo, verbalização,
rapidez, atenção e coordenação motora.
Material:
Tabuleiro confeccionado pelo professor com uma roleta com o alfabeto e fichas
pequenas coloridas.
Desenvolvimento: O
Professor organiza a turma sentada em circulo, coloca o tabuleiro no centro,
cada criança escolhe uma cor de fichas e joga o dado. O número mais alto inicia
o jogo.
O
primeiro jogador escolhe no tabuleiro sobre o que vai falar, nome de pessoa,
animal entre outros. Em seguida roda a roleta para ver em que letra vai parar o
ponteiro. Marca-se o tempo para que o aluno da vez diga uma palavra com a letra
sorteada e sobre o tema que escolheu.
DICA: De
acordo com a turma e o conteúdo que pode ser explorado o professor pode pedir
para classificarem aquela palavra, quantidade de letras, escrever no quadro as
palavras e estudarem para criar um estudo de palavras, sinônimos, antônimos e
outras classes gramaticais.
2- DESCOBERTA
MATEMÁTICA:
Objetivo:
Trabalhar com conteúdo de Milhar, centena, dezena, unidade, antecessor,
sucessor, maior, menor, concentração, percepção, atenção, trabalho em equipe.
Material:
Caixinhas de fósforo encapadas ou pintadas, colocando em cada caixa uma letra
U(unidade), D(dezena), C(centena), U(unidade), fichinhas com número de 0 ao 9 e
cartas com instruções para descobrir qual número foi escondido na caixinha.
DICA: Dependendo da turma
que está trabalhando, acrescente milhão, bilhão e etc.